5. 'Rute 3.9- Pôr a aba da capa sobre
12. Esaú tinha duas esposas com o
mesmo nome, ou seja, Basemate, que significa
fragrância, em hebraico. Um era filha de Elom,
heteu, Gn 26.34, e a outra, filha de Ismael e irmã
de Nabaiote, Gn 36.3.
13. O cortejo fúnebre era liderado pelas
mulheres porque, diziam eles, como Eva, uma
mulher trouxe a morte até o mundo, as mulheres
deviam conduzir as vítimas à sepultura. Ver Jr
9.17.
14. Nos tempos do AT, ao que parece,
havia uma vestimenta própria para as viúvas, pois
Tamar, a nora de Judá, usara as "vestes de sua
viuvez", Gn 38.14.
15. Os judeus tinham o costume de
esfregar sal nos recém-nascidos, ver Ez 16.4.
16. Nos tempos antigos, um homempara
confirmar um negócio relativo à remissão, ele
tirava o seu sapato e dava ao outro como
testemunho, Rt. 4.7-8.
17. Colocava-se na cabeça um pequeno
cone feito de um material à base de óleo, cheio de
perfume. Em contato com o calor do corpo, o cone
ia-se derretendo lentamente e o perfume pingava
nas roupas, veja SI 23.5; Lc 7.44-46.
18. No Egito, o período de luto para os
membros da realiza era de 70 dias, 40 dias eram
para o embalsamamento. E Jacó, sendo pai do
primeiro ministro teve direito a essa honra, veja
Gn 50.3.
19. Nos tempos bíblicos, no casamento,
as atenções eramcentralizadas no noivo e não na
noiva. Isto porque a noiva saía ao encontro do
noivo com um véu e ninguém podia vê-la.
Somente no 7o dia de festa a noiva era
apresentada aos convidados, tipificando a Igreja
que no arrebatamento não será vista pelo mundo,
somente na revelação de Jesus, 7 anos depois,
Ap. 1.7.
20.O Sacerdote hebreu só podia casar
com uma moça virgem, não podia casar com
viúva, repudiada, desonrada ou prostituta, ver Lv
21.13-14.
21. Ao nascer uma criança em um lar
hebreu, se fosse menino, a mãe se purificava 40
dias; se fosse uma menina, era 80 dias,
exatamente o dobro, Lv 12.2-5.
22. Nos tempos bíblicos acreditava-se
que alguns alimentos, como as "mandrágoras",
produziam fertilidade. Muitas vezes eram usadas
como encantamento de amor, leia Gn 30.14-17.
23. Ter filhos sobre os joelhos de uma
mulher, era parte central da cerimônia de adoço
de filhos. Assim Raquel adotou os filhos de sua
escrava Bila, ver Gn 30.3.
24. A mesa na antiga Palestina era uma
pele ou pedaço de couro circular, coloca sobre o
tapete. No chão, nas beiradas desta mesa em
forma de bandeja havia laçadas através das quais
passava-se um cordão. Terminada a refeição, o
cordão era esticado e a "mesa" ficava pendurada,
deixando o caminho livre. Posteriormente
introduziu-se a mesa com divãs para reclinar. Os
convidados encostavam-se na mesa com o
cotovelo esquerdo e comiam com a mão direita
Mc 14.3.
25. Na vida dos hebreus o novilho
cevado era considerado o melhor de todas as
carnes e era reservada para as ocasiões mais
festivas Lc 15.23. Por outro lado o cabrito era
carne mais comum, mais barata, Lc 15.29.
26. O ofício de curtidor era desonroso
para os judeus, era considerado imundo por
trabalhar com animais mortos. Normalmente,
eram obrigados a viver fora dos limites da cidade.
Simão o curtidor, morava à beira do mar, na
cidade de Jope, At 10.6. Pedro, o apóstolo,
hospedou-se na casa de Simão, desafiando este
preconceito, At 9,43.
27. 0 homem israelita só considerava
vestido usando duas vestimentas, uma interior e
outra exterior, ou seja, duas capas. Quando
usava apenas a túnica interior, dizia estar nu, I Sm
19.24, Is 20.2-4; Jô 21.7.
28. Os hebreus não usavam talheres, o
chamado "bocado" referido em Jô 13.26, era um
pedaço de pão usado para mergulhar na sopa ou
caldo que ficava no centro da mesa, às vezes o
dono da festa molhava o "bocado" e dava a um
convidado. Jesus deu um bocado a Judas,
indicando que ele o trairia.
29. Porque o profeta João Batista disse
que não era digno de desatar as sandálias de
Jesus? Porque esta função era de um escravo ou
de um membro da família de condição inferior e
João Batista era tão humilde que se considerava
inferior a um escravo emrelação a Jesus, Jo 1.27.
30.O colar era uma jóia de muito valor
para o povo da antigüidade, e é disso que vem a
importância da parábola da dracma perdida. As
mulheres judias tinham o costume de guardar 10
dessas moedas para confeccionar um colar para
o seu casamento. Daí vem a preocupação em dar
uma busca pela casa à procura da moeda
perdida, conforme Lc 15.8.
31. A água que o povo bíblico usava na
época de Jesus era ajuntada em cisternas
durante a chuva ou apanhadas nos poços da vila.
Haviam vendedores de água que usavam a
expressão usada por Jesus em Jo 7.37: "quem
tem sede venha a mim e beba
32. As portas da cidade eram centros de
conversações e de comércio. Muitas vezes as
portas recebiam o nome de acordo com os artigos
aí negociados. Ex: porta das ovelhas, porta do
peixe, etc. Ne 3.3,32, Visto como os anciãos
muitas vezes faziam negócios junto à porta,
"assentar-se à porta* significa atingir certa
eminência social. Gn 19.19
33. Nos tempos antigos, às vezes os
jovens casavam com sua meia irmã. Temos um
exemplo em Abraão e Sara: tinham o mesmo pai,
mas diferentes mães, Gn 20.12. Mais tarde, a
Mosaica proibiu esta prática, Lv 18.9.
34.O voto feito por uma mulher podia ser
anulado por seu pai, se fosse solteira, ou por seu
marido, se fosse casada. Nm 30.1-15.
35. A locusta e o gafanhoto devorador
eram um alimento muito usado e que depois de
torrados e secados ao sol, comiam adicionando
sal; outras vezes fervidos e comidos com
manteiga e sal ou mel, ver Lv 11.22, Mt 3.4.
36. 0 povo dos tempos bíblicos depois do
sepultamento de um ente querido se reuniam
para uma refeição que era chamado o "o pão dos
prateadores", mencionado por Oséias 9.4.
37. No casamento oriental, as núpcias
duravam 7 dias e lua de mel durava um ano, Dt
24.5, tipificando as Bodas do Cordeiro, que durará
7 anos e o milênio que terá uma duração de 1000
anos.
38. 0 único capítulo da Bíblia que termina
com dois pontos é o capítulo 21 de Atos dos
Apóstolos.
39. Os dois últimos versículos de II
Crônicas são exatamente iguais aos dois
primeiros versículos de Esdras.
40. As únicas mulheres que a Bíblia
menciona a sua idade é Sara, esposa de Abraão,
veja Gn 23.1 e a profetisa Ana, ver Lc 2.36-37.
41. As palavras em itálico e entre
parênteses que aparecem em algumas versões
da Bíblia são palavras que não constam no
original, porém servem para complementar o
sentido do texto.
42. Jesus quando disse em Mt 5.18,
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e
a terra passem, de modo nenhum passará da lei
um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
Ele estava afirmando que não somente os
assuntos ou pensamentos transmitidos eram
inspirados,mas tambémas letras individuais, pois
é a menor letra do hebraico e til é um traço que faz
distinção entre certas letras hebraicas.
43. A expressão "rasgar as vestes"
registradas em Gn 37.34 era demonstração de
luto, lamento e tristeza. Mas conta-se que havia
39 leis que regulamentava a maneira certa de
uma pessoa enlutada rasgar a roupa.
44. Em todo o AT aparece apenas um
vez a palavra Fé, no livro do Profeta Habacuque
2.4. E no Nt aparece cerca de 247 vezes.
45. A primeira e última árvore
mencionada na Bíblia é a "Árvore da Vida" Gn 2.9,
Ap. 22.2.
46. A palavra "Nome" aparece pela
primeira vez no texto bíblico em Gn 2.11 e a
última em Ap. 22.4. este vocábulo ocorre na Bíblia
1052 vezes, sendo 856 no AT e 196 no NT.
47. Em Gn 46.27, temos o relato de
Moisés de que a família de Jacó que desceu ao
Egito foram 70 pessoas e no sermão do primeiro
mártir do Cristianismo, Estevão, em At 7.14, elediz que desceram ao Egito 75 pessoas.
Naturalmente, Estevão somou com a família de
José, que já estava no Egito. Ver Gn 46.20, Ex
1.6, Nm 29.35.
48. Entre Gn 1.1 a Gn 2.3 o nome Elohim
aparece cerca de 35 vezes.
49. Nos livros de Ester e Cantares não
consta a palavra Deus.
50. Quando Mateus narra a parábola da
semente e refere-se à semente que caiu em boa
terra, ele diz que produziu à 100, 60 e 30 por um.
Porém, quando Marcos narra a mesma parábola
contada por Jesus e refere-se a semente que caiu
em boa terra, ele diz produziu à 30, 60 e 100 por
um, Mt 13.8, Mc 4.8. Você sabia que esta
inversão é explicada pelo fato de Mateus
apresentar Jesus como Rei, e o Rei começa de
cima para baixo e Marcos apresenta Jesus como
servo, e servo começa de baixo para cima?
51. O livro do profeta Isaías tem sido
chamado de "A Bíblia dentro da Bíblia" devido a
sua semelhança entre seu conteúdo e o do
restante da Bíblia.
ISAÍAS A BÍBLIA
66 capítulos 66 livros
1a parte: 39 capítulos 39 livros no AT
2a parte: 37 capítulos 27 livros NT52. Dos 3.779 versículos dos 4
evangelhos, mais de 50% foram proferidos por
Jesus, ou seja, um total de 1.934 versículos.
53. A vinda do Senhor é referida na
Bíblia 1845 vezes, sendo 1527 no AT e 318 vezes
no NT?
54. O nome "Barnabé" significa "O filho
da consolação" e aparece 29 vezes na Bíblia.
55. A palavra "Evangelho" vem do grego
e significa "Boas novas" e aparece 75 vezes no
NT.
56. As expressões "ouvi a Palavra do
Senhor", "assim diz 0 Senhor" ou "veio a mim a
Palavra do Senhor" e equivalentes ocorrem cercade 3.800 vezes no AT.